Desembargador Elton Leme despede-se do TRE-RJ

A sessão desta terça-feira (14) marcou ainda a despedida do desembargador eleitoral Afonso Henrique Barbosa

foto do presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme

O desembargador Elton Leme participou, nesta terça-feira (14), de sua última sessão de julgamento à frente do Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O magistrado foi elogiado por imprimir uma gestão moderna ao TRE-RJ, com destaque para a condução do pleito de 2022. A viabilização, reforma e inauguração de parte da nova sede do Tribunal, o Palácio da Democracia, foi lembrada como um exemplo de sua dedicação à Justiça Eleitoral fluminense.

“Inaugurei o Palácio da Democracia com o objetivo de valorizar a Justiça Eleitoral do Rio e recolocá-la no local de onde jamais deveria ter saído”, declarou o presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme. “O meu propósito foi imprimir, pelo exemplo de dedicação e trabalho, uma nova realidade para valorizar a Justiça eleitoral do Rio de Janeiro”, complementou. 

O magistrado disse ainda que a solenidade de inauguração do Grande Hall da futura sede do Tribunal, realizada na última sexta-feira (10), com a presença de autoridades dos três Poderes, demonstra a relevância da Justiça Eleitoral no Brasil. “O processo democrático depende diretamente do nosso sucesso”, afirmou o desembargador Elton Leme.

Ao falar sobre a condução do processo eleitoral de 2022, o presidente do TRE-RJ afirmou que o propósito “foi cumprido com louvor”. Emocionado, afirmou que saiu mais enriquecido pela experiência e pelo aprendizado obtidos durante sua passagem pela Justiça Eleitoral fluminense. 

O magistrado, cujo mandato como membro da Corte Eleitoral fluminense se encerra nesta quarta-feira (15), recebeu os cumprimentos dos demais membros do Colegiado, da procuradora regional eleitoral Neide Cardoso e de advogados.

Emocionado, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador João Ziraldo Maia, elogiou a capacidade do desembargador Elton Leme de imaginar cenários para se antecipar aos problemas durante sua gestão. “Aprendi muito com a forma como ele conduz o trabalho e vê tudo lá na frente, antecipando problemas e desafios”, disse.

A procuradora regional eleitoral Neide Cardoso parabenizou o desembargador Elton Leme por sua gestão, assim como pela condução “serena e assertiva do processo eleitoral em 2022”. “Sua gestão foi pautada pela modernidade e serenidade nos assuntos administrativos e judiciais”, declarou.

A serenidade na condução das Eleições Gerais 2022 também foi elogiada pelo advogado e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) Luciano Alvarenga Cardoso. “Este Tribunal foi conduzido de forma muito serena em um momento de mar tortuoso”, afirmou o advogado.

Realizações da gestão

Conduzido pelo desembargador Elton Leme, o pleito de 2022 foi marcado pela tranquilidade e pela implementação do projeto-piloto do Teste de Integridade com biometria. Outro destaque do processo eleitoral de 2022 foi a criação do Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional (Gaesi), uma coalizão de forças de segurança pública que atuou na prevenção e repressão de condutas criminosas e ilícitos que representassem risco à normalidade das eleições.

Durante a gestão do desembargador Elton Leme, o TRE-RJ realizou o seminário “Desafios e inovações da Justiça Eleitoral para as Eleições 2022”, com a participação  de ministros do STF e do TSE, e a Semana da Diversidade, série de ações socioeducativas em comunidades quilombolas e aldeias indígenas do estado. A eleição suplementar de Itatiaia, realizada em março de 2022, e o Teste de Integridade do pleito também foram realizados durante a gestão do desembargador Elton Leme.

Desembargador eleitoral Afonso Henrique Barbosa

Mais despedidas 

A sessão desta terça-feira (14) marcou ainda a despedida do desembargador eleitoral Afonso Henrique Barbosa, cujo mandato de dois anos como membro do Colegiado do TRE-RJ também se encerra nesta quarta-feira (15).

“Esta foi minha primeira experiência em órgão colegiado e foi muito positiva”, declarou o desembargador eleitoral Afonso Henrique. O magistrado aproveitou a despedida para agradecer às servidoras e aos servidores do Tribunal. “Realmente a grande riqueza do TRE-RJ está em seu corpo funcional”, elogiou.

Durante seu mandato, o magistrado foi diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), tendo realizado, entre outros eventos, o Seminário “Eleições, democracia e grupos minorizados”, com a participação de autoridades do Judiciário, Legislativo, Executivo e expoentes de movimentos sociais, além da quinta edição do painel de debates Mulheres Eleitoralistas

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.