Desembargador Elton Leme despede-se do TRE-RJ

A sessão desta terça-feira (14) marcou ainda a despedida do desembargador eleitoral Afonso Henrique Barbosa

foto do presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme

O desembargador Elton Leme participou, nesta terça-feira (14), de sua última sessão de julgamento à frente do Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O magistrado foi elogiado por imprimir uma gestão moderna ao TRE-RJ, com destaque para a condução do pleito de 2022. A viabilização, reforma e inauguração de parte da nova sede do Tribunal, o Palácio da Democracia, foi lembrada como um exemplo de sua dedicação à Justiça Eleitoral fluminense.

“Inaugurei o Palácio da Democracia com o objetivo de valorizar a Justiça Eleitoral do Rio e recolocá-la no local de onde jamais deveria ter saído”, declarou o presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme. “O meu propósito foi imprimir, pelo exemplo de dedicação e trabalho, uma nova realidade para valorizar a Justiça eleitoral do Rio de Janeiro”, complementou. 

O magistrado disse ainda que a solenidade de inauguração do Grande Hall da futura sede do Tribunal, realizada na última sexta-feira (10), com a presença de autoridades dos três Poderes, demonstra a relevância da Justiça Eleitoral no Brasil. “O processo democrático depende diretamente do nosso sucesso”, afirmou o desembargador Elton Leme.

Ao falar sobre a condução do processo eleitoral de 2022, o presidente do TRE-RJ afirmou que o propósito “foi cumprido com louvor”. Emocionado, afirmou que saiu mais enriquecido pela experiência e pelo aprendizado obtidos durante sua passagem pela Justiça Eleitoral fluminense. 

O magistrado, cujo mandato como membro da Corte Eleitoral fluminense se encerra nesta quarta-feira (15), recebeu os cumprimentos dos demais membros do Colegiado, da procuradora regional eleitoral Neide Cardoso e de advogados.

Emocionado, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador João Ziraldo Maia, elogiou a capacidade do desembargador Elton Leme de imaginar cenários para se antecipar aos problemas durante sua gestão. “Aprendi muito com a forma como ele conduz o trabalho e vê tudo lá na frente, antecipando problemas e desafios”, disse.

A procuradora regional eleitoral Neide Cardoso parabenizou o desembargador Elton Leme por sua gestão, assim como pela condução “serena e assertiva do processo eleitoral em 2022”. “Sua gestão foi pautada pela modernidade e serenidade nos assuntos administrativos e judiciais”, declarou.

A serenidade na condução das Eleições Gerais 2022 também foi elogiada pelo advogado e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) Luciano Alvarenga Cardoso. “Este Tribunal foi conduzido de forma muito serena em um momento de mar tortuoso”, afirmou o advogado.

Realizações da gestão

Conduzido pelo desembargador Elton Leme, o pleito de 2022 foi marcado pela tranquilidade e pela implementação do projeto-piloto do Teste de Integridade com biometria. Outro destaque do processo eleitoral de 2022 foi a criação do Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional (Gaesi), uma coalizão de forças de segurança pública que atuou na prevenção e repressão de condutas criminosas e ilícitos que representassem risco à normalidade das eleições.

Durante a gestão do desembargador Elton Leme, o TRE-RJ realizou o seminário “Desafios e inovações da Justiça Eleitoral para as Eleições 2022”, com a participação  de ministros do STF e do TSE, e a Semana da Diversidade, série de ações socioeducativas em comunidades quilombolas e aldeias indígenas do estado. A eleição suplementar de Itatiaia, realizada em março de 2022, e o Teste de Integridade do pleito também foram realizados durante a gestão do desembargador Elton Leme.

Desembargador eleitoral Afonso Henrique Barbosa

Mais despedidas 

A sessão desta terça-feira (14) marcou ainda a despedida do desembargador eleitoral Afonso Henrique Barbosa, cujo mandato de dois anos como membro do Colegiado do TRE-RJ também se encerra nesta quarta-feira (15).

“Esta foi minha primeira experiência em órgão colegiado e foi muito positiva”, declarou o desembargador eleitoral Afonso Henrique. O magistrado aproveitou a despedida para agradecer às servidoras e aos servidores do Tribunal. “Realmente a grande riqueza do TRE-RJ está em seu corpo funcional”, elogiou.

Durante seu mandato, o magistrado foi diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), tendo realizado, entre outros eventos, o Seminário “Eleições, democracia e grupos minorizados”, com a participação de autoridades do Judiciário, Legislativo, Executivo e expoentes de movimentos sociais, além da quinta edição do painel de debates Mulheres Eleitoralistas

icone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Icone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido