TRE-RJ participa de ação social voltada para pessoas com deficiência

Cinquenta eleitores(as) foram atendidos(as) pela Justiça Eleitoral Itinerante durante o evento

A foto mostra a interação entre eleitor e atendente durante um atendimento do TRE-RJ. Uma mesa s...

Nesta quinta-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) participou de ação social em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em três de dezembro. A Justiça Eleitoral Itinerante realizou 50 atendimentos durante a atividade, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), em parceria com outros órgãos públicos. 

Márcio José Felipe, de 49 anos, cego, aproveitou a oportunidade para atualizar os dados cadastrais após o casamento. Verônica Matoso, sua esposa, participou do atendimento fazendo a audiodescrição dos(as) servidores(as) envolvidos(as) e elogiou a iniciativa. 

"É uma grande oportunidade de colocar a vida em dia. A melhor maneira de comemorar o dia da pessoa com deficiência é dando oportunidade para que essas pessoas exerçam a cidadania", avaliou Verônica.

1/ Galeria de imagens

O TRE-RJ montou uma estrutura com quatro guichês no evento, que aconteceu na Lâmina III, na sede do TJ-RJ, das 10h às 17h. As(os) eleitoras(es) atendidas(os) puderam regularizar a situação eleitoral, emitir o título, requerer mudança de domicílio eleitoral e/ou de local de votação, obter certidões, entre outros serviços.

Lucas Lopes, que tem 20 anos e baixa visão, foi com a mãe, Deise Lopes, e aproveitou para alterar seu local de votação. “A estrutura do local onde ele vota atualmente não é muito boa para quem tem baixa visão”, conta Deise, que também aproveitou para alterar o local de votação.

Instituída pela Organização das Nações Unidas em 1992, a data tem como objetivo a conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência e promover uma reflexão sobre a importância da inclusão social e da acessibilidade.

icone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Icone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido