TRE-RJ eterniza retrato do desembargador Elton Leme na galeria dos corregedores

Magistrado ficou à frente da VPCRE de março a dezembro de 2021

Foto do momento do descerramento do retrato do desembargador Elton Leme. Ele está posicionado de...

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (14), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), foi inaugurado o retrato do desembargador Elton Leme na Galeria de Vice-Presidentes e Corregedores Regionais Eleitorais (VPCRE). A galeria busca celebrar e reconhecer a trajetória daqueles que contribuíram para o fortalecimento do TRE-RJ e para a garantia da democracia.

Anfitrião da cerimônia, o atual vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente em exercício do TRE-RJ, destacou que o trabalho do desembargador Elton Leme à frente da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral facilitou a atuação daqueles que o sucederam no posto. 

"Nosso homenageado marcou como poucos sua passagem por esta Corte, deixando um legado de gestão pública primorosa e ágil, que levou o TRE-RJ a subir várias colocações no ranking do Prêmio CNJ de Qualidade e alcançar o Selo Prata", enalteceu o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, ao lembrar que o magistrado também foi presidente do TRE-RJ entre dezembro de 2021 e março de 2023.

Vice-presidente e corregedor regional eleitoral de março a dezembro de 2021, o desembargador Elton Leme lembrou que sua atuação teve como foco garantir que servidoras e servidores do TRE-RJ pudessem realizar plenamente suas funções para assegurar à população o exercício da democracia.

"Não fiz nada sozinho, o trabalho é da equipe. Minha intenção sempre foi deixar uma estrutura sólida e não só um retrato na parede", declarou o desembargador Elton Leme. 

Ao lado da esposa, a advogada e ex-desembargadora eleitoral Cristiane Frota, que o ajudou a descerrar o retrato, e do enteado Matheus Frota, o desembargador Elton Leme declarou seu amor à Justiça Eleitoral. "Algumas tribos primitivas acreditam que o retrato aprisiona a alma da pessoa. Eu só posso garantir que meu coração fica simbolizado aqui nessa foto", disse o magistrado, visivelmente emocionado. 

1/ Galeria de imagens

Além de servidoras e servidores que acompanharam a solenidade, participaram da cerimônia as desembargadoras eleitorais Daniela Bandeira de Freitas, Kátia Valverde Junqueira e Tathiana de Carvalho Costa. Também compareceram o desembargador Ricardo Couto, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, além da diretora-geral do TRE-RJ, Eline Íris, da secretária-geral da Presidência, Mariana Figueiredo, e da secretária da VPCRE, Lisia Baganha.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido