“TRE Vai à Escola” realizou 196 ações em instituições públicas e privadas em 2023

Mais de 14 mil estudantes participaram das atividades educativas do programa da EJE-RJ

Logomarca do programa; fundo branco; à esquerda, arte de uma urna eletrônica saindo de dentro de...

Promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) desde 2011, o programa educativo “TRE Vai à Escola” foi um dos projetos de maior sucesso da Justiça Eleitoral em 2023. Com um total de 196 ações realizadas, sendo 128 em escolas públicas e 68 em escolas privadas, o programa teve a participação de 14.032 estudantes em todo o estado. 

O “TRE Vai à Escola” oferece palestras educativas, ministradas por juízes e juízas eleitorais, abordando temas como cidadania, democracia e o papel da Justiça Eleitoral. Neste ano, o programa alcançou abrangência recorde, com visitas a mais de 50 das 92 cidades do Rio de Janeiro. 

Além disso, das 165 Zonas Eleitorais, 113, de todas as regiões do estado, se engajaram em realizar pelo menos uma ação do “TRE Vai à Escola". 

A Zona Eleitoral que mais realizou ações foi a 95ª Zona Eleitoral, da cidade de Bom Jesus do Itabapoana, onde foram realizadas 10 ações, seis delas em escolas da rede pública de ensino. 

Em 2024, o programa "TRE Vai à Escola" planeja expandir ainda mais seu alcance visando alcançar um número cada vez maior de jovens estudantes. Há perspectivas positivas, pois diversas zonas eleitorais que não puderam participar este ano já têm atividades marcadas para o próximo, de acordo com a Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro.  

O compromisso contínuo da EJE-RJ em promover a conscientização eleitoral entre os estudantes, por meio do programa “TRE Vai à Escola”, reflete o comprometimento da Justiça Eleitoral em fortalecer os pilares fundamentais da democracia desde as bases educacionais.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido