É falso que os votos em todos os cargos eletivos sejam anulados quando a eleitora ou eleitor digita o voto válido apenas para presidente e vota em branco nos demais cargos

Desinformação circula no WhatsApp e mente ao classificar o voto em branco de 'voto parcial"

A expressão "é fake" em preto e vermelho

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) identificou, nesta segunda-feira (9), uma desinformação que mente ao dizer que a Justiça Eleitoral anula todos os votos de uma eleitora ou eleitor quando apenas o voto para presidente for válido, enquanto os votos destinados aos demais cargos eletivos forem "em branco".  A desinformação argumenta falsamente que todos os votos seriam então anulados, porque estaria configurado um tal de "voto parcial", modalidade de votação que inexiste no sistema eleitoral brasileiro.

A urna eletrônica contabiliza de forma independente o voto digitado em cada cargo eletivo, mesmo quando exista um único voto válido, como determina o artigo 61 da Lei 9504, a Lei das Eleições. No caso hipotético sugerido pela desinformação, o cômputo do voto válido para presidente da República seria realizado normalmente. Os votos "em branco" dados aos demais cargos, ao contrário, seriam descartados. Isso acontece porque votos "em branco" equivalem a votos "nulos" e ambos são considerados "inválidos".

O voto em cada cargo em disputa, portanto, poderá ser realizado segundo a consciência de cada eleitora ou eleitor, sem restrições como a sugerida pela desinformação, do inexistente "voto parcial". Neste ano, cada eleitora e eleitor no Rio de Janeiro terá que escolher representantes para cinco cargos eletivos em disputa, na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, uma vaga de senador, governador de estado e  presidente da República. 

Veja a íntegra do texto da mentira que circula no WhatsApp:

"Só um aviso aqui, galera. Ontem passei pelo treinamento para os trabalhos para a justiça eleitoral. Lembrem-se de votar em todos os candidatos. Se votar só em Presidente, e votar em branco nos outros, o voto é tido como voto parcial. Logo, seu voto é anulado. Só computa voto válido quando o voto é completo. Questionei isso lá, dizendo que a sociedade não tinha ciência de que voto parcial não é computado como voto válido. Questionei indignado, mas a instrutora foi bem clara em dizer que não era computado. Logo, vamos ficar esperto.repassem a todos."

O TSE e agências de checagem já haviam desmentido:

Voto anulado quando se vota só em presidente, votando-se em branco nos outros cargos

É verdade que se você não votar para todos os cargos será voto parcial e anulado?

Voto não é invalidado se eleitor votar em um só cargo e optar por nulo e branco no demais

É falso que voto será anulado se eleitor só escolher candidato a presidente

Voto parcial (só para presidente) será considerado anulado nas eleições 2022

 

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.