Eleições 2022: TRE-RJ abre credenciamento para diplomação das(os) eleitas(os)

Interessadas(os) devem preencher o formulário até o dia 8 de dezembro

Imagem da sala de espetáculos do Teatro Municipal onde se vê em primeiro plano o pano de boca do...

As(os) profissionais da imprensa que desejam cobrir a diplomação das(os) eleitas(os) no estado do Rio de Janeiro já podem solicitar, pelo e-mail imprensa@tre-rj.jus.br, o formulário de credenciamento, que ficará disponível para se preenchido até às 19h do dia 8 de dezembro. A cerimônia será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na sexta-feira 16 de dezembro, às 10h30. As 121 pessoas eleitas para os cargos de deputados estadual e federal, senador, suplente de senador, governador e vice-governador receberão seus diplomas da Corte Eleitoral fluminense.

Rádios poderão credenciar um profissional, mídia impressa e sites, até dois profissionais, e as emissoras de televisão, até três, que irão acompanhar a cerimônia do Balcão Nobre do teatro. Cinegrafistas serão posicionados na parte plana ao fundo do espaço e os fotógrafos, no restante do local, que possui uma leve inclinação, podendo dificultar a utilização de tripé para as máquinas fotográficas. Não serão credenciadas as assessorias de imprensa e demais profissionais de comunicação das equipes das(os) diplomandas(os).

O Balcão Nobre fica a cerca de 30 metros do palco. Por isso, as(os) profissionais devem levar equipamento que possibilite fazer o registro do evento dessa distância. Não haverá tomadas de energia elétrica disponíveis. O Theatro Municipal é um prédio histórico tombado e, por isso, apresenta restrições de acesso e cobertura, que devem ser respeitadas.

Retirada dos crachás e ingressos

No dia 9 de dezembro será enviado e-mail de confirmação do credenciamento. A entrega dos crachás e do ingresso do teatro, ambos indispensáveis para acesso ao teatro, será feita nos dias 12 a 14 de dezembro, das 11h às 19h, na Coordenadoria de Comunicação Social do TRE-RJ, na Avenida Presidente Wilson, 198, 9ª andar, no Centro do Rio.

Apenas pessoas formalmente autorizadas pelos veículos de imprensa, e devidamente identificadas, podem fazer a retirada das credenciais. A autorização deve ser dada, preferencialmente, pelo email imprensa@tre-rj-jus.br, ou documento impresso, apresentado no ato da retirada.

Não serão permitidas entrevistas durante a cerimônia de diplomação. Após o evento, os jornalistas poderão fazer entrevistas na parte de fora do Theatro Municipal, tendo em vista a necessidade de liberação e preparação do local para evento artístico.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que a candidata ou o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo, que é um ato do Poder Legislativo. O TRE-RJ disponibilizará link para acesso às fotos da cerimônia, em nota institucional que será publicada no  site do TRE-RJ no mesmo dia do evento.


Serviço: Diplomação dos eleitos

Dia: 16/12/2022

Horário: 10h30

Local: Theatro Municipal do Rio

Endereço: Praça Floriano, s/nº, no Centro do Rio

Credenciamento da imprensa: até o dia 8/12 pelo e-mail imprensa@tre-rj.jus.br

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido