Presidente do TRE-RJ abre congresso de comunicação no Theatro Municipal

Desembargador Elton Leme falou sobre o fortalecimento da democracia

Mesa de abertura do evento, com cinco autoridades, da esquerda para direita, a presidente do TRT...

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Elton Leme, compôs a mesa de abertura do Congresso Nacional de Comunicação e Justiça (Conbrascom), no Theatro Municipal do Rio, na noite desta quarta-feira (3). Em seu discurso, o magistrado falou da importância da comunicação pública na atualidade para o fortalecimento da democracia. "A comunicação institucional tem uma imensa responsabilidade e grande relevância no mundo atual, exatamente para confrontar e combater o que podemos chamar de 'verdades inventadas'. Desafio esse que fica mais evidente num mundo que se transforma rapidamente", afirmou.

O desembargador Elton Leme tem plena convicção de que a Justiça Eleitoral e as instituições têm condições de enfrentar a desinformação. "Em breve chegaremos a um ponto de equilíbrio em que uma minoria que hoje faz um grande barulho na divulgação de mentiras e notícias falsas sucumbirá ao bom senso e à prevalência do que é realmente verdade. As assessorias de comunicação, portanto, são ainda mais essenciais nesse contexto, pois têm como missão disponibilizar informações certificadas e esclarecer a população", complementou o presidente. 

O defensor público geral do Estado, Rodrigo Pacheco, anfitrião do Conbrascom, defendeu o sistema eleitoral brasileiro. "A escolha do tema 'Comunicação e Democracia' desta edição do Conbrascom é uma homenagem ao sistema eletrônico de votação brasileiro. Nós confiamos na urna eletrônica e estamos juntos na missão de continuarmos legitimando os nossos representantes por meio do voto", ressaltou Rodrigo Pacheco.

Além do presidente do TRE-RJ e do defensor público, também compuseram a mesa de abertura o presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), Luciano Andrade; a presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ), Juliana Lintz; e a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho.

Promovido pelo FNCJ, o Conbrascom está em sua 16ª edição e reúne assessores de Comunicação do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, tribunais de contas e instituições afins de todo o país para promover a troca de experiências e ampliar o debate de ações que aproximem as organizações da cidadã e do cidadão. Este ano, o congresso está sendo realizado de quarta (3) a sexta-feira (5), na Defensoria do Rio de Janeiro, no Centro do Rio.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido