Está no ar a nova edição da revista “Justiça Eleitoral em Debate”

Publicação reúne uma entrevista com Frederico Alvim sobre desinformação e 14 artigos sobre "Comunicação política e disputa eleitoral: desafios e perspectivas"

mesa em madeira clara, onde há um laptop, um tablet, um celular e um vaso de planta. No tablet, ...

A nova edição da revista "Justiça Eleitoral em Debate" está disponível na página da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ). A publicação traz uma entrevista com o ex-assessor especial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Frederico Alvim, além de 14 artigos de autoria de magistradas, magistrados, servidoras, servidores e juristas, que refletiram sobre o tema "Comunicação política e disputa eleitoral: desafios e perspectivas".

O desembargador eleitoral Tiago Santos assina o artigo “Justiça Eleitoral 4.0: Desafios da democracia na era digital". Já o responsável pela fiscalização da propaganda na internet, juiz Bruno Bodart, é o autor do texto “Fake news e Democracia”. O assessor da Coordenadoria Estadual de Fiscalização da Propaganda Eleitoral (Cfpe), Alexandre Dias, escreveu o artigo “Quem tem fome, não tem pressa (de votar): a relação entre o mínimo existencial e o déficit de representatividade democrática“.

Além de ser o entrevistado desta edição, o ex-assessor especial do TSE Frederico Alvim assina dois artigos com o analista judiciário do TRE-MA Volgane Carvalho, “A responsabilidade eleitoral dos influenciadores digitais pelo uso indevido dos meios de comunicação” e “A comunicação dos presidenciáveis nas redes sociais (Brasil, 2018)”.

Coordenadores do curso de Pós-graduação em Direito Eleitoral realizado em parceria do TRE-RJ com a Uerj, a advogada e professora do programa de pós-graduação da Faculdade de Direito da UERJ, Vânia Aieta, e o advogado e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Marcelo Weick, assinam o artigo “Milícias obrigatórias e os robôs diante da proibição constitucional do anonimato: desafios eleitorais“.

Acesse a nova edição da revista "Justiça Eleitoral em Debate". 



ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.