Seu navegador não suporta a execução de scripts ou está que está função desabilitada.

Gestor desse conteúdo  Gestor desse conteúdo

Unidade: Assessoria de Comunicação Social - ASCOM
E-mail: ascom@tre-rj.jus.br

  Imprimir
Notícia - Direitos Humanos são tema de seminário na Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RJ

Direitos Humanos são tema de seminário na Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RJ

03/12/2018 - 17:46

Na tarde da sexta-feira (30), a Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) sediou  a abertura do I Seminário Internacional de Pesquisa em Direito, sobre o tema "Diálogos Interinstitucionais sobre Direitos Humanos", em parceria com as universidades Estácio de Sá, Castelo Branco e Ottawa (Canadá).  O evento contou com nove palestras, nas quais se falou sobre direitos humanos, o papel do Direito e a importância das pesquisas nessa área, entre outros assuntos. "A EJE-RJ está vivendo um momento acadêmico muito importante com este seminário. É lisonjeador ter esse evento em nossa escola", declarou a diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Maria Aglaé Tedesco Vilardo. O evento foi conduzido pela doutoranda em Direito e mestre em Direito Penal Vanele Rocha Falcão César e pelo doutorando e mestre em Direito Daniel Navarro Puerari.

O desembargador do TJRJ André Andrade iniciou o seminário com a palestra "Liberdade de expressão e discurso de ódio". Em seguida, a desembargadora eleitoral Maria Aglaé Tedesco Vilardo falou sobre o tema "Direitos humanos, cidadania e convenções internacionais". "Pesquisa em Direito e Direitos humanos no Canadá" foi o título da palestra apresentada pelo doutor em Direito e professor da Universidade de Ottawa - Canadá,  João Velloso, e o juiz Carlos Gustavo Direito discorreu sobre o tema "Direitos Humanos e o sistema carcerário no Brasil".

O juiz Marco Couto, ex-membro do TRE-RJ, abriu a segunda parte do evento com a palestra "As audiências de custódia como instrumento garantidor dos Direitos Humanos". Após, o doutor em Direito e coordenador do bacharelado em Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF) Marco Aurélio Gonçalves Ferreira falou sobre os sistemas jurídicos anglo-americanos e brasileiros. Direitos humanos e o futuro do trabalho no Brasil foi o assunto abordado pelo pró-reitor de pós-graduação em pesquisa da Universidade Veiga de Almeida (UVA) Leonardo Rabelo de Matos Silva. Por fim,  a mestre em DIreito e professora da UFF e da UVA Bárbara Gomes Lupetti apresentou o tema "O que é a pesquisa no Direito" e a doutora em Antropologia, mestre em Ciências Jurídicas e Sociais e professora da UFF Izabel Saenger Nuñes falou sobre como fazer uma pesquisa empírica.

O evento teve por objetivo envolver a comunidade acadêmica no debate em torno da pesquisa, além de ampliar o diálogo voltado para o horizonte da democracia e abrir espaço para apresentação e discussão de trabalhos científicos.



Siga-nos no Twitter

Curta nossa página no Facebook



barra divisória

     
   Enviar email

Últimas Notícias

(+)mais notícias