Seu navegador não suporta a execução de scripts ou está que está função desabilitada.

Mapa do site  |   Portal JE  
Acesse o facebook do TRE-RJ Acesse o twitter do TRE-RJ Acesse o rss do TRE-RJ
Notícias
  

Unidade: Assessoria de Comunicação Social - ASCOM
Telefone: +55(21) 3513-8278 / 8007 / 8008
E-mail: ascom@tre-rj.jus.br

Em clima de bate-papo, presidente do TRE-RJ faz palestras para estudantes em Copacabana

09/08/2017 - 17:23

Mais do que uma palestra, um verdadeiro bate-papo. Esse foi o tom dos dois encontros que a presidente do TRE -RJ, desembargadora Jacqueline Montenegro, teve com alunos da Escola Municipal Cócio Barcellos, nesta quarta-feira (9), no Sesc Copacabana. "A gente não faz política só sendo deputado ou vereador. A gente faz política sendo cidadão, participando, cobrando dos políticos e mantendo uma postura ética em todas as nossas ações", disse a magistrada durante o evento, promovido pelo programa "Eleitor do Futuro", da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ).

Incentivados pela desembargadora, os estudantes participaram ativamente do encontro, com dezenas de perguntas. A função da Justiça Eleitoral foi um dos pontos elucidados pela presidente. "Cabe ao TRE garantir eleições limpas, ou seja, sem compra de votos, em que os eleitores possam votar de forma consciente. Em resumo, devemos zelar para que as eleições se realizem dentro das regras", explicou. Ela destacou, ainda, a importância de se conhecer as atribuições de cada cargo eletivo. "Se um vereador promete durante a campanha algo que está fora da competência dele, devemos ficar atentos", exemplificou.

"Democracia é igualdade de oportunidades, é cidadania. E isso significa que todos têm direito à educação, à saúde, à moradia", afirmou a magistrada. Ex- aluna da escola, onde estudou dos 8 aos 14 anos, a presidente falou sobre a sua trajetória pessoal e profissional e relembrou antigos colegas e professores, segundo ela fundamentais para a sua formação ética e educacional. "O fato de estudar em colégio público não me impediu de ser aprovada em concursos públicos para a Defensoria Pública e para a Magistratura. Portanto, o mesmo vale para vocês. O importante é acreditar em seu potencial e perseverar, pois só depende de nosso esforço", disse aos estudantes.

O diretor da EJE-RJ, desembargador Fernando Cerqueira Chagas, também esteve presente no evento. Realizado desde 2010, o "Eleitor do Futuro" tem como objetivo promover a cidadania para jovens de 11 a 17 anos. Em 2017, o programa deverá alcançar quase 7 mil alunos dos ensinos médio e fundamental, por meio de palestras e oficinas com eleições simuladas.


Siga-nos no Twitter

Curta nossa página no Facebook





     
   Enviar email
Mapa do Site

Av. Presidente Wilson, 194/198, Centro, Rio de Janeiro, CEP 20.030-021
Telefones e endereços de unidades da Sede e Cartórios Eleitorais